O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconheceu nesta segunda-feira (20), a situação de emergência em 31 cidades do Brasil.
Os municípios estão distribuídos em oito estados.
Na região Norte, a cidade de Jacareacanga, próxima ao Rio Tapajós, no sudoeste do Pará, foi decretada situação de emergência, depois de fortes chuvas. Estiagem, granizo, vendaval, alagamentos e chuvas intensas são as principais causas da declaração de situação de emergência. A declaração de situação de emergência saiu na edição do Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (20). Confira a lista de cidades em situação de emergência:
Araripe (CE)
Candeias (MG)
Cuparaque (MG)
Lambari (MG)
Presidente Juscelino (MG)
São João do Manteninha (MG)
Viçosa (MG)
Jacareacanga (PA)
Araripina (PE)
Carnaubeira da Penha (PE)
Dormentes (PE)
Terra Nova (PE)
Tibagi (PR)
Piraí (RJ)
Aratiba (RS)
Camargo (RS)
Carazinho (RS)
Cotiporã (RS)
Doutor Maurício Cardoso (RS)
Independência (RS)
Maratá (RS)
Mariano Moro (RS)
Muçum (RS)
Nova Bréscia (RS)
Panambi (RS)
Santana da Boa Vista (RS)
São Jerônimo (RS)
São Pedro da Serra (RS)
São Sebastião do Caí (RS)
Tavares (RS)
Xavantina (SC) Como funciona a situação de emergência Cidades em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecido pela Defesa Civil Nacional podem pedir recursos ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional para atendimento à população afetada.
As ações envolvem socorro, assistência às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada.
Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.
Comentarios