O deputado federal Átila Lins (PSD-AM) esteve nesta terça-feira (24) com o novo ministro da Pesca e Agricultura, André de Paula. Na conversa, foram discutidos importantes assuntos de interesse dos pescadores amazonenses.
Átila e André de Paula falaram, por exemplo, do recadastramento dos profissionais da pesca, assim como sobre o pagamento do seguro defeso de 2015/2016, que foi suspenso no governo de Michel Temer.
“O ministro me assegurou que muito brevemente vai ao Amazonas para reunir com os pescadores e expor a nova política para a pesca e aquicultura do país na gestão do presidente Lula. Tratamos, enfim, das melhorias e maior apoio aos nossos pescadores”, declarou Átila Lins.
Portaria do INSS
Em novembro do ano passado, o INSS publicou a portaria 1.525, disciplinando o pagamento do seguro-desemprego do pescador artesanal, suspenso em outubro de 2015. A portaria trouxe uma lista com 398.054 pescadores de todo o país.
Conforme a direção do INSS, esses pescadores fizeram requerimento e solicitaram o pagamento do benefício atrasado. Desse modo, 72.222 são pescadores e pescadoras do Estado do Amazonas a ter direito ao seguro-defeso.
A previsão é que serão pagos quase R$ 350 milhões aos mais de 72 mil profissionais da pesca. Os recursos do seguro-desemprego vão beneficiar cerca de 400 mil pessoas diretamente.
BNC AMAZONAS
Comments