As mulheres do bairro Vila Acre, em Rio Branco, tiveram acesso a diversos serviços de saúde, jurídicos e de beleza durante todo sábado (18) com as equipes do Ministério Público do Acre (MP-AC) e parceiros. O órgão estadual promoveu uma edição especial do MP na Comunidade no mês de defesa dos direitos das mulheres.
O tema da ação é “Cidadania para Mulheres na Vila Acre”. Os atendimentos são feitos na Escola Estadual Zuleide Pereira de Souza. Equipes do Centro de Atendimento à Vítima (CAV), Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), Núcleo de Apoio e Atendimento Psicossocial (Natera) e Ouvidoria Geral estão no local para orientar e atender o público.
Já os demais parceiros oferecem os seguintes serviços:
Emissão de documentos
Atendimentos jurídicos, de saúde, assistência social
Orientações sobre benefícios sociais e empreendedorismo
Cortes de cabelo
Oficinas de culinária
Recreação infantil
Equipes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Santa Helena estão fazendo atualização do cadastro do Bolsa Família, agendamento de visitas para novos cadastros e exclusões, atualização de tarifas sociais e emissão da carteirinha do idoso interestadual. Servidores do INSS também estão no local orientando sobre benefícios, consultas de pagamento e agendamentos.
A dona de casa Nericilda Siqueira levou o filho Ruan Siqueira, de 1 ano e 11 meses, para atendimento pediátrico. Ela também foi ao ginecologista e ao clínico geral. A dona de casa reclamou que no posto de saúde próximo à casa não tem pediatra. Então, aproveitou a oportunidade para consultar o filho.
Serviços de saúde
O MP na Comunidade no bairro Vila Acre também levou servidores do Hospital do Amor para disponibilizar agendamento de mamografias e PCCUs. Já servidores das secretarias de Saúde do Estado (Sesacre) e de Rio Branco (Semsa) oferecem consultadas com ginecologista, pediatra, atendimento de clínica geral, equipe de enfermagem, vacinação, testes rápidos, aferição de pressão, teste de glicemia e entrega de medicamentos.
"Estamos aqui com essa edição, que na verdade é uma segunda edição voltada
especificamente para a mulher. Fizemos uma ano passado relacionada a temática, estamos no mês de defesa dos direitos da mulher, que a gente visa dar visibilidade e sensibilidade a essas questões e já tínhamos feito uma ano passado na Cidade do Povo e agora estamos aqui com diversos serviços também junto com nossos parceiros voltados diretamente ao público feminino", destacou o procurador-geral de Justiça do MP-AC, Danilo Lovisaro do Nascimento.
G1
Comentarios