Motivação e dedicação
Mayke Henrique tem se lançado ao longo dos últimos anos em uma série de diferentes projetos e desafios. Todos eles foram e continuam sendo associados a buscar compreender, contribuir, colaborar ou representar o Brasil e Rio Negro onde fosse possível. Sendo bastante sincero, essa tem sido bem mais do que uma atividade paralela à sua vida profissional: trata-se, na verdade, da principal motivação que ele tem desde a hora que acorda até a hora que vai dormir.
Aprendizados e crescimento pessoal
Por uma questão de justiça, porém, Mayke precisa admitir que todas essas iniciativas também muito lhe agregam enquanto pessoa. Suar a camisa por um trabalho voluntário, ter virado noites para representar os Conselheiros Tutelares de seu Estado através do Fórum Colegiado Nacional de Conselheiros Tutelares, foram experiências que também valeram como treinamento. Ele exercitou sua capacidade de liderança, de trabalhar em equipe, de compreender as pessoas e, sobretudo, de empreender.
A importância das ideias e da educação
Ao participar de vários eventos, palestras e seminários por todo o país, não saiu mais da cabeça de Mayke a famosa frase do economista austríaco Ludwig von Mises: “Ideias, somente ideias, podem iluminar a escuridão”. Cada vez mais os brasileiros percebem a importância da educação. E ele não está se limitando apenas à educação formal. O Brasil precisa, quer e implora por novas ideias. Elas – e somente elas – trarão luz a novas práticas, hábitos e valores que revitalizarão, de fato, a nossa sociedade e as novas gerações.
A necessidade de fazer mais
Mas Mayke passou a sentir ainda que é preciso fazer mais. Muito mais. Em uma situação de crise econômica, política, quiçá moral que estamos vivendo, cruzar os braços e se contentar com modestas contribuições não pode ser o suficiente. É necessário, na verdade, se atirar. Vivenciar a vida pública com ardor, paixão e coragem. Sermos intolerantes com o mau caminho, com o errado e com o “meio errado”. Ocuparmos os espaços para que eles, jamais, voltem a ser ocupados por quem nada quer com a sociedade. A democracia já foi conquistada. O desafio é fazer valê-la. É preciso empreender esforços para que Rio Negro se torne bem mais do que um lugar melhor: para que seja um lugar efetivamente admirável.
A inspiração e o desafio da candidatura
Guimarães Rosa, em uma das citações prediletas de Mayke, disse que o que a vida quer da gente é coragem. Inspirado nisso e nesse momento estranho que vivemos, faz alguns meses que ele começou a consultar seus mais próximos amigos, colegas e familiares sobre a possibilidade de lançar uma candidatura de renovação para a Câmara de Vereadores de Rio Negro. Ouviu tanto conselhos valiosos quanto alertas preocupantes de quem tem medo da política. E, em um retiro de aproximadamente dois meses, refletiu cautelosamente sobre o tamanho desse desafio. Estaria ele preparado? Há chances de se obter uma vitória falando de assuntos como empreendedorismo, liberdade, inovação?
A formação da equipe e o projeto de renovação
A resposta que Mayke ouviu é que sim. Que mesmo sendo um sonho difícil, seria possível e empolgante fazê-lo realidade. A turma foi aumentando. Um amigo falou para o outro que falou para outro e, como uma bola de neve, uma maravilhosa e plural equipe se formou. Cada vez mais ideias foram chegando. A pré-candidatura deixava, assim, de ser uma hipótese vaga e passava a ser um projeto vivo moldado na esperança dos amigos de Mayke. Construída por um time de rionegrenses motivados, idealistas e sonhadores, não movidos por um projeto de poder que sonham, mas por um projeto de cidade e de sociedade. A ele, cabe o desafio de ser o porta-voz desse projeto, chutar a bola para o gol. De quebra, representar uma juventude que sabe falar sério, mas que sabe empreender e sabe o valor de cada coisa.
Desmentindo os boatos de desistência
Nos últimos dias, circularam boatos de que Mayke teria desistido de sua pré-candidatura. Ele quer esclarecer que esses boatos são infundados. De fato, ele teve que lidar com alguns problemas particulares que o afastaram temporariamente, mas está plenamente apto a continuar sua caminhada rumo à Câmara de Vereadores. Sua motivação e compromisso com Rio Negro permanecem inabaláveis.
ANBACRE DIGITAL
Comments