A segunda fase da Operação Dínamo foi deflagrada em Cruzeiro do Sul, interior do Acre, nesta quinta-feira (16) para combater furto e receptação de fios de cobre. Na ação, a Polícia Civil fechou seis sucatões que funcionam de forma irregular na cidade.
Em fevereiro, a primeira fase da ação foram cumpridos 14 mandados judiciais em Rio Branco. Ao todo, dez sucatões foram interditados e três pessoas presas, duas em flagrante e uma com mandado.
O furto de fios na capital acreana deixou alguns pontos sem iluminação pública e causou transtornos à população. O problema afetou, inclusive, alguns dos principais semáforos da cidade, como nas ruas Epitácio Pessoa, no bairro Isaura Parente, e Pernambuco, região do Parque da Maternidade. Antes disso, a escuridão atrapalhou o desfile dos blocos carnavalescos no Centro da cidade. As apresentações estavam previstas para iniciar às 18h, mas sofreu atraso de mais de duas horas porque não havia iluminação no trecho da Avenida Getúlio Vargas em frente ao Colégio Estadual Barão do Rio Branco (CEBRB).
No interior, as equipes das polícias Civil e Militar, com o apoio do Fundo Estadual de Segurança Pública (Fundeseg) e do Grupo Especial de Operações em Fronteira (Gefron), cumpriram 15 mandados judiciais, entre eles de busca e apreensões, de interdições e apreenderam 100 quilos de cobre nos locais investigados.
Foram apreendidos também celulares e documentação nos sucatões que funcionam de foram clandestina.
“Nosso intuito é chegar até os financiadores desse esquema criminoso”, destacou o coordenador da Delegacia de Polícia Interestadual (Polinter) e responsável operação, delegado Roberth Alencar.
Komentáře