A frente fria que avançou sobre o centro-sul do Brasil esta semana trouxe chuva e também o ar frio de origem polar. A temperatura baixou em toda Região Sul e nos próximos dias espera-se uma queda de temperatura acentuada também sobre o Mato Grosso do Sul e em várias áreas dos estados do Sudeste. Nesta Região, o excesso de nebulosidade e a chuva estão ajudando a baixar a temperatura, junto com a entrada do ar frio de origem polar.
Possíveis recordes de frio em capitais
O ar frio de origem polar continua espalhado pelo centro-sul do Brasil nos próximos dias. Até a madrugada do domingo, 14 de maio, quando se comemora o Dia das Mães, há possibilidade de recorde de menor temperatura em 2023 em várias capitais brasileiras.
A madrugada do sábado, 13 de maio, poderá ser a mais fria do ano até agora em Porto Alegre e em Vitória.
Belo Horizonte poderá ter sucessivos recordes de baixa temperatura na sexta, sábado e domingo.
Para Curitiba e São Paulo, a maior chance de estabelecer um novo recorde de frio para 2003 será na madrugada do domingo.
Em Campo Grande, o novo recorde de frio deste ano é mais provável no sábado. Já para Cuiabá, a maior possibilidade de bater recorde é no domingo.
Menores temperaturas em capitais em 2023 (até 10 de maio)
Confira agora os atuais recordes de menor temperatura em 2023, em várias capitais brasileiras, conforme medição do Instituto Nacional de Meteorologia.
Porto Alegre: 10,4°C em 20 de Abril
Florianópolis: 11.3°C em 20 de Abril
Curitiba: 9.2°C em 21 de Abril.
São Paulo: 12,3°C em 21 de Abril
Rio de Janeiro; 15,0 °C em 21 de Abril
Belo Horizonte: 16,4°C em 21 de Abril
Vitória: 20,3°C, em 3 de maio
Frio abaixo de zero
No Sul do Brasil, houve formação de geada nos últimos dois dias em áreas da Serra Gaúcha e Catarinense. Na madrugada de quarta, 10 de maio, a temperatura chegou a 2,2°C negativos em Bom Jardim da Serra/Comunidade 15 dias, pela medição do Epagri-Ciram.
Temperaturas negativas foram registradas na madrugada desta quinta-feira em áreas da serra catarinense e no sul do Paraná. Ainda há condições para geada e temperaturas próximas de zero nesta sexta-feira em áreas das serras gaúcha e catarinense.
Comments