A Copa Libertadores 2023 termina no dia 4 de novembro, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. Para discutir a organização do jogo, representantes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e da Conmebol se reuniram nesta terça-feira (20), na sede da entidade, para o primeiro de uma série de encontros com objetivo de viabilizar a realização do evento.
Essa vai ser a segunda vez que o Rio de Janeiro recebe a decisão desde que a competição passou a ter a final em jogo único em estádio pré definido. Em 2021, o Palmeiras foi campeão após vencer o Santos por 1 a 0. O duelo, no entanto, não contou com a presença de torcedores devido à pandemia do coronavírus.
Agora a situação é diferente e a expectativa é de estádio cheio, independente dos times que estejam na decisão. No momento, foram discutidos assuntos como tráfego aéreo e terrestre, segurança, centros de treinamento para as equipes e configurações do estádio para a partida.
Alcino Reis Rocha, secretário geral da CBF, se disse honrado pelo Brasil sediar a decisão da Libertadores novamente. Ele também aproveitou para agradecer pelo encontro. "Estamos felizes em receber os nossos irmãos da América Latina e da América do Sul, aqui na Casa do Futebol Brasileiro, para essa importante troca de informações. É uma honra o Brasil, mais uma vez, sediar a final única da Libertadores. Agradecemos a presença de todos os participantes. Vamos trabalhar arduamente para que seja a melhor final da Libertadores que já tivemos", afirmou.
Após o primeiro debate, Alcino Rocha deu entrevista à CBF TV e destacou o desejo de entregar uma final que entrará para a história. “A reunião foi extensa e com todos os setores da CBF e da Conmebol, que estarão juntos neste grande evento. Da mesma forma que fizemos a melhor Copa em 2014, iremos entregar a melhor final de todos os tempos da Libertadores”, frisou.
Monserrat Jiménez, Secretária-geral Adjunta e Diretora Jurídica da Conmebol, elogiou a parceria com a CBF. "É um prazer estar aqui e termos uma final no Maracanã é importante. Nosso trabalho com a CBF é sempre de grande parceria e, com certeza, faremos um ótimo trabalho. Estamos trabalhando há bastante tempo e acreditamos que será uma final nos padrões dos melhores eventos esportivos do mundo”.
Governador e Presidente
O grupo de trabalho visitou ainda o governador do estado, Cláudio Castro, no Palácio Guanabara, sede do governo, para discutir sobre o assunto. "Tudo que estiver ao alcance do governo do Estado para a realização do evento será feito. Nossa operação de segurança está pronta para um evento desse porte. Não se preocupem porque estamos prontos e habituados", adiantou Castro.
Por ser uma competição de âmbito internacional e que movimenta o continente, também está prevista uma reunião com o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva
Capital News
Comments