top of page
Foto do escritorJornal Anbacre

Federações da Bahia e do Amazonas repudiam postagem do Nacional

MANAUS – As federações de futebol da Bahia (FBF) e do Amazonas (FAF) reagiram à postagem do Nacional em suas redes sociais na noite de domingo (13), considerada ofensiva, após a morte do atacante Deon, na quarta-feira (9), durante treino do Bahia de Feira de Santana (BA) para enfrentar o clube amazonense pelas oitavas de final da Série D do Brasileirão. “Falta de empatia, tolerância e respeito”, classificou a federação baiana.



“Postagem desumana e desprovida de empatia”, opinou a federação amazonense.

“A Federação Bahiana de Futebol repudia veementemente uma postagem feita pelo Nacional Futebol Clube, adversário do Bahia de Feira nas oitavas de final da Série D do Brasileirão, neste domingo (13), em uma rede social. Apenas quatro dias após o falecimento do atacante Deon, os atletas do clube amazonense demonstraram falta de empatia, tolerância e respeito com uma simulação desnecessária, que indignou todos os baianos”, diz o texto da nota da FBF publicada no site da entidade.


“O fato de o clube ter apagado a postagem em seguida não o isenta do ato de desrespeito à família do atleta, que sofre com a sua recente perda. Não há espaço para brincadeiras como essa no nosso futebol”, completa.


A FAF se manifestou no perfil do Instagram. “Lamentamos profundamente a publicação do Nacional, nos solidarizamos com os familiares, amigos e torcedores do atleta do Bahia de Feira, José Aldean Oliveira de Jesus, carinhosamente chamado no mundo do futebol como Deon, falecido na última quarta-feira (09/08), e pedimos as mais sinceras desculpas ao presidente da Federação Baiana, Ricardo Nonato Macedo de Lima e a todos os baianos”.


“Acreditamos que a base do futebol é o respeito e, infelizmente, a postagem do Nacional FC foi desumana, desprovida de empatia e que a Federação jamais compactuará com qualquer gesto que desrespeite aos seres humanos e a dor da perda de uma família”, continua o texto postado pela FAF.


“Nossa visão do esporte transcende a rivalidade e se apoia na vida e respeito. Condenamos veementemente a disseminação de qualquer mensagem que fere os sentimentos e valores humanos. Reiteramos nosso compromisso em trabalhar, incansavelmente, para promover um ambiente de respeito e dignidade no cenário esportivo, contribuindo para a construção de empatia no futebol”, completa a nota.


A postagem feita pelo Nacional foi apagada pela assessoria do clube. Mas antes, ganhou repercussão em todo o Brasil. Depois da polêmica, o clube emitiu nota oficial, afirmando que o tipo de foto postagem “não teve a intenção de atrelar a morte recente do atleta Deon”, é a prática é “é comum após o rachão”, reconhece que a postagem “foi inadequada, mas não intencional”.


“O Nacional Futebol Clube esclarece que a foto postada anteriormente acerca do tradicional “rachão” de pré-jogo, não teve intenção alguma de atrelar a morte recente do atleta Deon, do Bahia de Feira”, começa o texto.

“A atividade descontraída e de disputa interna entre os atletas, bem como a foto, são costumeiras e habituais do cotidiano do futebol. Jamais iríamos compactuar com algo “de brincadeira” como tem sido atrelada a postagem. Temos total responsabilidade ao futebol e a situação, inclusive abraçamos familiares, torcida e atletas no momento de luto”, continua a explicação.


“Respeitosamente nos pronunciamos para a torcida adversária, os familiares e nossa torcida. O Nacional é um clube centenário que sempre honrou com a ética do desporto. Portanto, reconhecemos que a postagem não foi adequada mas, não foi intencional”.

Nas redes sociais do Nacional postagem semelhante, com foto pós-rachão, foi feita apenas em três ocasiões, em março deste ano. A última foi dia 24, véspera da primeira partida semifinal contra o Amazonas, jogo que perdeu por 1 a 0.


Posição da CBF

No início da tarde desta segunda-feira (14), a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) também criticou a postura do Nacional na foto do rachão. Em uma publicação no seu site oficial, a entidade classificou a atitude dos jogadores do Leão Vila como “infeliz, desrespeitosa e inoportuna”.


Confira na íntegra a nota de repúdio da CBF:

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) repudia de forma veemente a atitude infeliz, desrespeitosa e inoportuna dos jogadores do Nacional – AM, ao simular um velório logo após um treino no estádio do Bahia de Feira, clube de Feira de Santana que enfrenta o próprio Nacional nesta segunda-feira (13/08), pelas oitavas de final da Série D. O ato de mau gosto é agravado sobretudo pelo falecimento, na última quarta-feira, do atacante Deon, do Bahia de Feira, que aconteceu no mesmo estádio onde os jogadores do Nacional-AM treinaram e que foi gentilmente cedido pelo clube anfitrião aos seus oponentes. A CBF mais uma vez se solidariza com os familiares e amigos do jogador Deon, e com os torcedores do Bahia de Feira. E lamenta a ausência de empatia e de sensibilidade dos jogadores do Nacional-AM.


FIFA, Conmebol e CBF prezam pelo Fair Play, algo que é parte do universo do esporte no Brasil e no mundo. A CBF defende que o futebol seja sempre sinônimo de alegria, porém mantendo o respeito a questões sensíveis, que não devem ser tratadas como chacota ou como uma banalidade



33 visualizações0 comentário

Komentáře


bottom of page